domingo, 28 de agosto de 2011

Pensamento

"Numa viagem, um homem deve andar com um companheiro que tenha a 
mente igual ou superior a sua; é melhor viajar sozinho do que em companhia 
de um tolo." 
 Provérbio budista

InfoRaposos

Campeões de Raios

Cresceu 11% a incidência de raios nas cidades com mais de 200 mil habitantes situadas nas regiões Sul, Sudestes e Centro-oeste brasileiras.
Raposos ocupa a 299° no ranking  Estadual e a 2068° ranking Nacional com um média anual de 4,7852% por KM².

Fique Ligado!!!!





Raposos também é beleza!























InfoRaposos

Curiosidades:

Café Evita Câncer

Uma boa notícia para amanates do café: pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard associaram a ingestão regular da bebida à menor probabilidade de câncer de próstata. Os cientistas acompanharam 47.911 homens norte-americanos  que reportavam o consumo de café a cada quatro anos no período de 1986 a 2008. O café descafeindao também apresentou o mesmo efeito benéfico.








terça-feira, 23 de agosto de 2011

InfoRaposos

Chineses se preparam para um cenário de Armagedom

Assim com os europeus, os asiáticos também definem plano para alterar a rota de asteroide, caso seja necessário.

 
(Fonte da imagem: NASA/courtesy of nasaimages.org)
Com toda a conversa sobre o fim do mundo que ronda a internet através de pseudocientistas e especuladores, raramente ouvimos falar do nome Apophis, um asteroide de 50 milhões de toneladas que efetivamente pode passar muito perto da Terra por volta de 2029. Aliás, passará tão perto, que no seu retorno, em 2036, poderá acertar o planeta em cheio.
Entretanto, ainda não é momento para pânico. Segundo a NASA, as chances de uma colisão são remotas. Além disso, assim como cientistas da União Europeia divulgaram anteriormente, os chineses também preparam um plano para desviar a trajetória do asteroide caso seja necessário. Não, Bruce Willis e sua equipe de perfuradores também não estão envolvidos nesse projeto.
No papel, os chineses descrevem como Apophis poderá ser desviado usando uma pequena espaçonave em rota contrária à do asteroide. Com uma velocidade de impacto planejada de aproximadamente 85 quilômetros por segundo, a colisão seria tão grande que, se feita com a antecedência ideal, tiraria Apophis de sua possível direção catastrófica.
Contudo, realizar essa tarefa parece mais fácil nas telas do cinema e no papel do que na realidade. A tecnologia necessária para tal ação ainda está em fase inicial de desenvolvimento e a nave teria que ser lançada anos antes. Além disso, é como se tivéssemos que “acertar uma bala com outra bala” e qualquer desvio milimétrico pode ser suficiente para que os chineses errem o alvo. Contudo, nada garante que Apophis errará o dele.

Apoio TECMUNDO

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pensamento

Canção do dia de sempre

Tão bom viver dia a dia...

A vida assim, jamais cansa...

Viver tão só de momentos

Como estas nuvens no céu...

E só ganhar, toda a vida,

Inexperiência... esperança...

E a rosa louca dos ventos

Presa à copa do chapéu.

Nunca dês um nome a um rio:

Sempre é outro rio a passar.

Nada jamais continua,

Tudo vai recomeçar!

E sem nenhuma lembrança

Das outras vezes perdidas,
Atiro a rosa do sonho
Nas tuas mãos distraídas...

Raposos também é beleza!












Conceitos

Conceitos...

O que é mais importante?

Lazer ou Saúde?
Ou os dois?

Na verdade queremos ter lazer com saúde, mas é preciso mais investimento em saúde e educação. A saúde é um dos principais pilares de base da sociedade. Um povo saudável trabalha melhor, vive mais, compra mais, e renda gera renda e renda gera empregos que geram mais renda e impostos que movimentam a cidade e transforma uma localidade. É um ciclo e este elo não pode ser perdido. Vamos investir em educação e saúde e os resultados apareceram, mas que isso precisa ser tratado com mais dignidade e humanismo, pois é o povo que mantém a maquina governamental funcionando. O que realmente queremos é ter uma boa casa, saúde e um bom trabalho. Os filhos nas escolas e bem preparado para vida, eles que são o futuro da cidade, neles estão às forças de dias melhores e grandes empreendedores e pessoas de sucesso. Ate quando vamos agüentar esta situação? Continuamos sem um hospital em Raposos, quase 16 mil pessoas sofrem ou tem que ir a Nova Lima ou aguardar dias para ser atendido. Pergunto sobre a política publico - privado (Temos grandes empresas que tem a obrigação de ajudar a população da cidade como a Vale e a Anglo). Uma UPA já seria um grande avanço. Tratar pessoas com mais dignidade é o mínimo para ser ter uma boa saúde e curtir um bom lazer. Rever conceitos é , muito importante. Já pensou nisso hoje?

Pensamento

Pensamento do Dia


"Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida."
anônimo

Cidade em Conceitos

Cidade

Luzes das cidades podem ser vistas nesta montagem de imagens da Terra à noite, fotografadas por satélites da NASA, agência do programa espacial dos Estados Unidos.
Uma cidade ou urbe[1] é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas. A população de uma cidade varia entre as poucas centenas de habitantes até a dezena de milhão de habitantes. As cidades são as áreas mais densamente povoadas do mundo. São Paulo, uma das cidades mais populosas do mundo, com cerca de 10,9 milhões de habitantes,[2] possui uma densidade populacional de aproximadamente 7,15 mil habitantes por quilômetro quadrado. Enquanto isso, o Brasil, país onde a cidade está localizada, possui apenas 20 hab/km².
O termo "cidade" é geralmente utilizado para designar uma dada entidade político-administrativa urbanizada. Em muitos casos, porém, a palavra "cidade" é também usada para descrever uma área de urbanização contígua (que pode abranger diversas entidades administrativas). Por exemplo, a cidade de Londres propriamente dita possui apenas cerca de 8,6 mil habitantes. Porém, quando alguém se refere à cidade de Londres, está geralmente referindo-se à sua região metropolitana, isto é, à sua área urbanizada, que possui aproximadamente 7,4 milhões de habitantes. Tóquio, muitas vezes descrita incorretamente como uma cidade, é na verdade uma metrópole (都 - to) do Japão, formada por 23 bairros diferentes.
Estudos mais recentes procuram abordar a Cidade a partir de uma perspectiva mais complexa. Uma formação urbana ou um aglomerado humano, para ser mais adequadamente chamada de "cidade", deveria apresentar um certo conjunto de aspectos, entre os quais (1) um determinado qualitativo populacional formado por indivíduos socialmente heterogêneos, (2) uma localização permanente, (3) uma considerável extensão espacial, (4) um certo padrão de espacialidade e de organização da propriedade, (5) a ocorrência de um certo padrão de convivência, (5) a identificação de um modo de vida característico dos citadinos, (6) a presença de ocupações não agrícolas, (7) a presença de um quantitativo populacional considerável, cujo limiar é redefinido a cada época da história, (8) a ocorrência de uma considerável densidade populacional, (9) uma abertura externa, (10) uma localidade de mercado, entre outras características[3]



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pensamento

"Há duas maneiras de fazer política. Ou se vive para a política ou se vive da política. Nessa oposição não há nada de exclusivo. Muito ao contrário, em geral se fazem uma e outra coisa ao mesmo tempo, tanto idealmente quanto na prática." (Max Weber)

Você Sabia?

Você Sabia?

Onde é a divisa dos municipios de Raposos e Nova Lima?


Pensamento

"Os homens hão de aprender que a política não é a moral e que se ocupa apenas do que é oportuno." (Henry David Thoreau)

Mudança


O tempo de mudança já começou.

Mudança de atitude, de idéias e conceitos. Estamos no século XXI com a mentalidade de milênios atrás. Não respeitamos e não somos respeitados, cobramos atitude e não colaboramos, julgamos e não fazemos acontecer.

Somos organizados em sociedades. Cidades, estados, Nações e continentes. Mas nos preocupamos apenas com a nossa moradia, ou seja, nosso lar (residência), mas nosso lar é mais abrangente e nele vive bilhões de pessoas e seres que compõem o meio ambiente de um eco sistema. Estamos quebrando este elo. Se estivermos em um ônibus coletivo urbano e estamos comendo algo logo jogamos na rua nas rodovias e esquecemos que isso faz parte do nosso lar. A atitude faz muita diferença, temos certas manias que não convém com a realidade e circunstâncias no mundo em que vivemos na era da informação. Fingimos estar desatentos ou desenformados e agimos como se fosse o natural. Mas a mudança tem que começar em nós, na nossa casa, rua ou bairro! Muitos dizem “Raposos não tem jeito”, ou será melhor as pessoas que aqui vivem não tem a maturidade de mudar e renovar a vida e o meio em que vive. E Vivem reclamando de tudo e de todos, mas não se quer realizam um ato de civilidade e respeito para com os outros. É muito simples, não estacione seu carro em uma via bem movimentado do centro, pois alguém pode precisar realizar uma entrega, ou ate mesmo se locomover e não conseguir. Não jogar lixo nas ruas isso faz parte de educação, leve-o para casa ou guarde na mochila. Não sujeitar a  corrupção ou não importar por outros não fazerem o que você faz, simplesmente faça sua parte! Vemos queimadas para todo lado para que? Com que objetivo? Mude sua atitude e veja a diferença de ver tudo ser transformado.

Raposos  não tem jeito, porque  eu não faço a minha parte para que as coisas aconteçam! Pense Nisso...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Respostas da Prefeitura

Administracao Raposos 
 18 jul


Boa tarde
Gostaria de agradecer pelas sugestões enviadas. Peço desculpas por não ter respondido anteriormente. È de grande importancia a participação da população na gestão do município, pois, a população tem papel fundamental nas atuações administrativas. Peço um pouco de paciência, mas faremos o possível para resolvermos as sugestões apontadas por você, que serão sempre bem vindas; 
Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos!
Atenciosamente 
Geise 
Secretária de Administração"  

"(E..)  li seu email e estarei conversando com os secretários de cada item que você citou para justamente resolver essas situações. Agradeço pela participação e a prefeitura de Raposos precisa sim de pessoas que apoiem e dê suas sugestões para melhoria da cidade, como você mesmo disse, quem está de fora consegue diagnosticar o problema mais fácil por conviver com ele.

Estamos a disposição e o mais breve possível estaremos respondendo cada item citado nesse email.

At.
Geize Pires
Gabinete & ComunicaçãoPrefeitura Municipal de Rapososrapososcomunicacao@hotmail.com




 Raposos News
 Mas continuo sem respostas, aguardo manifestção da prefeitura por tais questionamentos. Retirei so o meu nome que não quero e nem presciso ganhar creditos por isso! Deixo a disposição meu email do blog rapososnews@globo.com, mas o texto na integra é da Geize Pires.

InfoRaposos

População: 15.345 hab (Censo 2010)
Eleitorado: 11.040 (TRE - Novembro/2010)
ÍDH: 0,758 (IBGE - 2000)
Coeficiente de FPM:
1,0
Extensão Territorial:
71,59 Km² (IBGE)
Data de emancipação:
27/12/1948
Distância da Capital:
33 Km
PIB:
R$ 3.083,42 (FJP - 2006)

Outras Sugestões enviadas a prefeitura

Raposos, 03 de agosto de 11

Boa Noite.

Mais uma vez venho sugerir, algumas mudanças e pontos que podiam ser discutido e levado mais a sério.
Saúde: não tenho visto nenhuma ação direta do governo municipal. Quando as fontes são poucas tem que agir com mais autoridade e precisão.

Parabenizo pelas festas, July Festival e Carnaval de Inverno, cultura e entretenimento também fazem parte da vida social dos raposenses alem de atraírem turistas e movimentarem o comercio local. Mas a critica é mais grave ; festa bonita e com “estrutura”, mas e o trânsito? E o local para estacionamentos para o publico que veio e em grande numero? Passei de circular (3852) mais ou menos 22 horas e vi um tumulto de carros para todos os lados, o trânsito uma bagunça geral, carros estacionado em local proibido, fechando vias e só complicando ainda mais a vida de chegava do trabalho e outras pessoas que vinha de fora via uma desorganização geral na recepção de pessoas. E com a festa do cavalo a confusão será ainda maior se não estruturarem tamanho evento. Sugiro que criem rotas para o trânsito para não atrapalhar quem não gosta do  evento e para acomodar os que vierem de fora com carros e motos, criem estacionamentos em vias próximas, mão única e fiscalização!

Pra mudar tem que ser um choque de gestão, agradar a todos não conseguira, mas se arrumarem a casa e organizarem os frutos apareceram. Continuo aguardando respostas ou soluções para questões por mim sugeridas. Espero que não fiquem apenas em trocas de emails, pois Raposos não pode esperar mais por soluções que estão ao nosso alcance!
 "Errar é humano. Culpar outra pessoa é política."
Hubert H. Humpherey
Desde Já agradeço!

Atenciosamente,
Raposos News
(Texto retirado e email)

Dados Historicos e Demograficos

A história da fundação do povoado dos Rapôsos, teve seu início em princípios de 1690, quando a capitania de Minas gerais ainda não existia. Arthur de Sá Meneses, governador-geral das Capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas , designou Pedro de Morais Rapôso para descobrir ouro e pedras preciosas nos sertões de Minas, região dos índios Cataguás.
Ele trouxe consigo muitos membros de sua família, vários amigos e todos aqueles que queriam "ficar rico" e não tinham medo do desconhecido ou dos índios, entraram pela região de Sabarábuçu e seguindo o caminho de Paes Leme, acompanhando o leito do Rio Guaicuy (atual Rio das Velhas), encontraram o local ideal para garimpar e faiscar ouro na confluência de um volumoso ribeirão(atual Ribeirão da Prata).
A terra era fértil e o ouro era encontrado em aluvião, então fundou-se o Arraial dos Rapôsos, eles começaram a semear os gêneros de subsistência, aos poucos foi-se colhendo milho, feijão, mandioca e cana de açúcar para produção de melado, rapadura, farinha de mandioca e cachaça.
O Rio Guaicuy, que orientou a penetração dos bandeirantes era navegável e se tornou fundamental para o escoamento dos produtos, sendo assim, o Arraial dos Rapôsos passou a abastecer Sabarábuçu, Arraial Velho, Gaya (atual Honório Bicalho) e Santo Antônio do Rio Acima.
Como era costume dos bandeirantes edificaram um templo, ergueu-se uma pequena ermida de pau-a-pique que foi consagrada como capela de Nossa Senhora da Conceição , no dia 8 de dezembro de 1690. Esta pequena capela foi se transformando e recebendo todo o estilo da época, o Barroco, e em 1724 é criada a vigária colatícia por alvará de Dom João V e as primeiras paróquias de Minas, tornando-se assim a 1a. Matriz de Minas Gerais, adornada com peças de ouro vindas de Portugal, móveis de cedro, obras de arte e altares no estilo barroco.
Em 1832 começaram a chegar os primeiros ingleses para operar nas Minas de St. Jonh D'El Rey Mining Co. (hoje Anglo Gold), sendo a 1a. indústria aurífera do mundo.
Em 1907 instalou-se aqui, uma fabrica de fósforos, o Luz Mineira, aproveitando a madeira que cobria grande parte dos vales, fornecendo emprego a quase toda a população local.
Em 27 de dezembro de 1948 o Arraial dos Rapôsos é elevado a categoria de município, denominado Raposos, desmembrando-se de Nova Lima em 1o. de Janeiro de 1949 quando assumiu a intendência do município o Dr. Afonso Penna Fernandes e em 1950 assumiu a 1a. Administração municipal a cargo do prefeito Lindouro Duarte Batista.
Em 1800 com a redução do ouro de aluvião, começou o abandono do Arraial dos Rapôsos e em 1850 restavam apenas três famílias, os Gouvêas, os Torres e os Sabarenses, a Matriz Nossa Senhora da Conceição estava em total abandono, o ouro dos altares foi raspado e muitas obras de arte das paredes se perderam.
Em 1900 com o objetivo de proteger da rapinagem sacrílega, muitas das relíquias do acervo de peças de ouro e prata e obras de arte barroca da Matriz foram levados para Congonhas, Mariana e outras igrejas, com isso seus altares se despovoaram. Mas nem tudo foi levado, restaram os altares, o lavabo, a pia batismal, algumas imagens e a pintura a óleo de Nossa Senhora da Conceição no teto da Matriz.
Em 1 de maio de 1998 , a empresa de extrativismo mineral, encerrou suas atividades na Mina de Raposos, fechando 300 postos de trabalho diretos e centenas de indiretos, desestabilizando a economia local que não se recuperou até hoje.
Raposos é um município de temperaturas amenas, com as estações bem definidas devido a sua localização no fundo de um vale por onde corre rio das Velhas, principal curso de água do município.
Bairros de Raposos: Água Limpa, Bela Vista, Boa Vista, Centro, Matadouro, Morro das Bicas, Novo Horizonte, Ponte de Ferro, Recanto Feliz, Retirinho(São Judas Tadeu), Turma, São Sebastião (Galo Velho - Divisa com Nova Lima), Varela, Várzea do Sítio, Vila Bela, Vila Vitória.
Distrito: Cândidas e Povoado Ribeirão das Pratas


População : 15345  Habitantes

Resultados Preliminares do Universo do Censo Demográfico 2010
População residente - Total  15.342  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Cor ou raça - Branca  4.038  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Cor ou raça - Preta  1.771  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Cor ou raça - Parda  9.088  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Cor ou raça - Amarela  438  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Cor ou raça - Indígena  7  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Cor ou raça - Sem declaração  -  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Urbana  14.552  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Urbana - Cor ou raça - Branca  3.837  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Urbana - Cor ou raça - Preta  1.682  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Urbana - Cor ou raça - Parda  8.602  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Urbana - Cor ou raça - Amarela  424  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Urbana - Cor ou raça - Indígena  7  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Urbana - Cor ou raça - Sem declaração  -  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Rural  790  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Rural - Cor ou raça - Branca  201  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Rural - Cor ou raça - Preta  89  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Rural - Cor ou raça - Parda  486  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Rural - Cor ou raça - Amarela  14  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Rural - Cor ou raça - Indígena  -  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
População residente - Rural - Cor ou raça - Sem declaração  -  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas residentes em domicílios particulares - Total  15.342  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas residentes em domicílios particulares - Condição no domicílio - Pessoa responsável  4.379  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas residentes em domicílios particulares - Condição no domicílio - Cônjuge  2.724  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas residentes em domicílios particulares - Condição no domicílio - Cônjuge de sexo diferente  2.716  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas residentes em domicílios particulares - Condição no domicílio - Cônjuge do mesmo sexo  8  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas residentes em domicílios particulares - Condição no domicílio - Filho(a) ou enteado(a)  6.407  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas residentes em domicílios particulares - Condição no domicílio - Neto(a) ou bisneto(a)  869  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas residentes em domicílios particulares - Condição no domicílio - Outro parente  920  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas residentes em domicílios particulares - Condição no domicílio - Sem parentesco  43  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Total  4.379  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 10 a 14 anos  13  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 15 a 19 anos  32  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 20 a 24 anos  114  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 25 a 29 anos  298  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 30 a 34 anos  473  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 35 a 39 anos  469  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 40 a 44 anos  475  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 45 a 49 anos  497  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 50 a 54 anos  500  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 55 a 59 anos  425  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 60 a 64 anos  383  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 65 a 69 anos  250  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 70 anos ou mais  450  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Total  2.724  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 10 a 14 anos  -  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 15 a 19 anos  26  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 20 a 24 anos  132  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 25 a 29 anos  304  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 30 a 34 anos  411  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 35 a 39 anos  348  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 40 a 44 anos  354  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 45 a 49 anos  337  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 50 a 54 anos  300  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 55 a 59 anos  218  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 60 a 64 anos  132  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 65 a 69 anos  81  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, cônjuges das pessoas responsáveis pelos domicílios particulares - Grupos de idade - 70 anos ou mais  81  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de até 10 anos de idade - Total  2.353  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de até 10 anos de idade - Grupos de idade - Menos de 1 ano  189  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de até 10 anos de idade - Grupos de idade - 1 ano  196  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de até 10 anos de idade - Grupos de idade - 2 a 10 anos  1.968  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de até 10 anos de idade, que tinham registro de nascimento de cartório - Total  2.350  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de até 10 anos de idade, que tinham registro de nascimento de cartório - Grupos de idade - Menos de 1 ano  188  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de até 10 anos de idade, que tinham registro de nascimento de cartório - Grupos de idade - 1 ano  195  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de até 10 anos de idade, que tinham registro de nascimento de cartório - Grupos de idade - 2 a 10 anos  1.967  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade - Total  13.255  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade - Situação do domicílio - Urbana  12.592  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade - Situação do domicílio - Rural  663  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Total  12.638  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Situação do domicílio - Urbana  12.027  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 10 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Situação do domicílio - Rural  611  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 15 anos ou mais de idade - Total  11.964  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 15 anos ou mais de idade - Situação do domicílio - Urbana  11.381  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 15 anos ou mais de idade - Situação do domicílio - Rural  583  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 15 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Total  11.365  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 15 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Situação do domicílio - Urbana  10.833  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 15 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Situação do domicílio - Rural  532  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade - Total  14.333  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade - Grupos de idade - 5 a 9 anos  1.078  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade - Grupos de idade - 10 a 14 anos  1.291  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade - Grupos de idade - 15 a 19 anos  1.400  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade - Grupos de idade - 20 a 29 anos  2.844  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade - Grupos de idade - 30 a 39 anos  2.532  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade - Grupos de idade - 40 a 49 anos  1.991  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade - Grupos de idade - 50 a 59 anos  1.642  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade - Grupos de idade - 60 anos ou mais  1.555  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Total  13.557  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Grupos de idade - 5 a 9 anos  919  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Grupos de idade - 10 a 14 anos  1.273  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Grupos de idade - 15 a 19 anos  1.387  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Grupos de idade - 20 a 29 anos  2.816  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Grupos de idade - 30 a 39 anos  2.488  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Grupos de idade - 40 a 49 anos  1.911  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Grupos de idade - 50 a 59 anos  1.530  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Pessoas de 5 anos ou mais de idade, alfabetizadas - Grupos de idade - 60 anos ou mais  1.233  pessoas  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Óbitos de pessoas que haviam residido com moradores dos domicílios particulares, ocorridos de agosto de 2009 a julho de 2010 - Total  88  óbitos  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Óbitos de pessoas que haviam residido com moradores dos domicílios particulares, ocorridos de agosto de 2009 a julho de 2010 - Grupos de idade das pessoas ao falecerem - Menos de 1 ano  6  óbitos  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Óbitos de pessoas que haviam residido com moradores dos domicílios particulares, ocorridos de agosto de 2009 a julho de 2010 - Grupos de idade das pessoas ao falecerem - 1 a 19 anos  5  óbitos  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Óbitos de pessoas que haviam residido com moradores dos domicílios particulares, ocorridos de agosto de 2009 a julho de 2010 - Grupos de idade das pessoas ao falecerem - 20 a 29 anos  5  óbitos  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Óbitos de pessoas que haviam residido com moradores dos domicílios particulares, ocorridos de agosto de 2009 a julho de 2010 - Grupos de idade das pessoas ao falecerem - 30 a 39 anos  4  óbitos  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Óbitos de pessoas que haviam residido com moradores dos domicílios particulares, ocorridos de agosto de 2009 a julho de 2010 - Grupos de idade das pessoas ao falecerem - 40 a 49 anos  4  óbitos  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Óbitos de pessoas que haviam residido com moradores dos domicílios particulares, ocorridos de agosto de 2009 a julho de 2010 - Grupos de idade das pessoas ao falecerem - 50 a 59 anos  20  óbitos  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Óbitos de pessoas que haviam residido com moradores dos domicílios particulares, ocorridos de agosto de 2009 a julho de 2010 - Grupos de idade das pessoas ao falecerem - 60 a 69 anos  6  óbitos  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Óbitos de pessoas que haviam residido com moradores dos domicílios particulares, ocorridos de agosto de 2009 a julho de 2010 - Grupos de idade das pessoas ao falecerem - 70 anos ou mais  38  óbitos  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Tipo de domicílio - Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Tipo de domicílio - Casa  4.349  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Tipo de domicílio - Casa de vila ou em condomínio  3  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Tipo de domicílio - Apartamento  15  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Tipo de domicílio - Habitação em casa de cômodos, cortiço ou cabeça de porco  12  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Tipo de domicílio - Oca ou maloca  -  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Condição de ocupação do domicílio -Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Condição de ocupação do domicílio - Próprio  3.489  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Condição de ocupação do domicílio - Alugado  581  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Condição de ocupação do domicílio - Cedido  287  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Condição de ocupação do domicílio - Outra condição  22  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de energia elétrica - Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de energia elétrica - Tinham  4.370  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de energia elétrica - Tinham - de companhia distribuidora  4.368  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de energia elétrica - Tinham - de outra fonte  2  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de energia elétrica - Não tinham  9  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes que tinham energia elétrica de companhia distribuidora - Existência de medidor do consumo de energia elétrica - Total  4.368  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes que tinham energia elétrica de companhia distribuidora - Existência de medidor do consumo de energia elétrica - Tinham  4.359  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes que tinham energia elétrica de companhia distribuidora - Existência de medidor do consumo de energia elétrica - Tinham - de uso exclusivo do domicílio  4.280  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes que tinham energia elétrica de companhia distribuidora - Existência de medidor do consumo de energia elétrica - Tinham - comum a mais de um domicílio  79  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes que tinham energia elétrica de companhia distribuidora - Existência de medidor do consumo de energia elétrica - Não tinham  9  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Forma de abastecimento de água - Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Forma de abastecimento de água - Rede geral de distribuição  4.224  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Forma de abastecimento de água - Poço ou nascente na propriedade  51  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Forma de abastecimento de água - Outra  104  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de banheiro ou sanitário e esgotamento sanitário - Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de banheiro ou sanitário e esgotamento sanitário - Tinham banheiro ou sanitário  4.378  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de banheiro ou sanitário e esgotamento sanitário - Tinham banheiro ou sanitário - rede geral de esgoto ou pluvial  3.699  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de banheiro ou sanitário e esgotamento sanitário - Tinham banheiro ou sanitário - fossa séptica  25  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de banheiro ou sanitário e esgotamento sanitário - Tinham banheiro ou sanitário - outro  654  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de banheiro ou sanitário e esgotamento sanitário - Não tinham banheiro ou sanitário  1  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência e número de banheiros de uso exclusivo do domicílio - Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência e número de banheiros de uso exclusivo do domicílio - Tinham  4.373  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência e número de banheiros de uso exclusivo do domicílio - Tinham - 1 banheiro  3.306  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência e número de banheiros de uso exclusivo do domicílio - Tinham - 2 banheiros  875  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência e número de banheiros de uso exclusivo do domicílio - Tinham - 3 banheiros  152  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência e número de banheiros de uso exclusivo do domicílio - Tinham - 4 banheiros ou mais  40  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência e número de banheiros de uso exclusivo do domicílio - Não tinham  6  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Destino do lixo - Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Destino do lixo - Coletado  4.291  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Destino do lixo - Coletado por serviço de limpeza  4.273  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Destino do lixo - Coletado em caçamba de serviço de limpeza  18  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Destino do lixo - Outro destino  88  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Número de moradores - Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Número de moradores - 1 morador  466  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Número de moradores - 2 moradores  767  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Número de moradores - 3 moradores  1.052  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Número de moradores - 4 moradores  1.109  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Número de moradores - 5 moradores  552  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Número de moradores - 6 moradores  232  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Número de moradores - 7 moradores  97  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Número de moradores - 8 moradores ou mais  104  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio com a pessoa responsável - Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio com a pessoa responsável - Havia  997  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio com a pessoa responsável - Não havia  2.915  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Situação do domicílio - Urbana - Existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio com a pessoa responsável - Total  4.147  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Situação do domicílio - Urbana - Existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio com a pessoa responsável - Havia  938  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Situação do domicílio - Urbana - Existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio com a pessoa responsável - Não havia  2.776  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Situação do domicílio - Rural - Existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio com a pessoa responsável - Total  232  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Situação do domicílio - Rural - Existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio com a pessoa responsável - Havia  59  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Situação do domicílio - Rural - Existência de compartilhamento da responsabilidade pelo domicílio com a pessoa responsável - Não havia  139  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Total  4.379  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Até 1/4 de salário mínimo  193  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Mais de 1/4 a 1/2 salário mínimo  956  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Mais de 1/2 a 1 salário mínimo  1.688  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Mais de 1 a 2 salários mínimos  1.107  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Mais de 2 a 3 salários mínimos  206  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Mais de 3 a 5 salários mínimos  97  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Mais de 5 salários mínimos  40  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.
Domicílios particulares permanentes - Classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Sem rendimento  92  domicílios  Ver cartograma  Comparar dados com outros municípios.