segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Hora News e Os Pensadores - Oscar Niemeyer




Hora News – Oscar Niemeyer tem estado de  saúde agravado


Piorou o estado clínico do arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o boletim médico divulgado na tarde desta segunda-feira (19), o quadro do paciente apresentou "agravamento". Ele está com insuficiência renal e teve um novo episódio de hemorragia digestiva, já controlada.
Niemeyer está na Unidade Coronariana, lúcido e segue com a fisioterapia respiratória. Não há previsão de alta.
Na sexta-feira (16), Niemeyer já havia sofrido uma hemorragia digestiva, posteriormente controlada. O arquiteto foi internado no dia 2 para realizar exames e havia apresentado evolução em seu quadro desde domingo (11), após piora em sua função renal no dia 8. Niemeyer havia sido internado anteriormente com quadro de desidratação. Na ocasião, o arquiteto recebeu alta no fim de outubro. Segundo o diretor médico do Hospital Samaritano, Fernando Gjorup, é comum, pela idade do paciente, que ele tenha um grau de desidratação.
 
Apesar do momento difícil na vida desta grande pessoa, vamos destacar um pouco da historia deste grande arquiteto brasileiro.
 Por isso A “Serie os Pensadores” abre espaço para Ele como um dos maiores Arquitetos de todos os Tempos. Este quadro passa agregar pessoas de grande valor e virtude para a humanidade.

“Os Pensadores” – Oscar Niemeyer o 'Pensador da Arquitetura', O mundo terá o antes e o depois Niemeyer. A historia da humanidade se confundirá com as linhas deste grande pensador.


“A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem.”
Oscar Niemeyer
 

Famoso, principalmente, pelas curvas impostas a edificações de arquitetura singular em Brasília e pelas formas revolucionárias de seu estilo arquitetônico. Oscar Niemeyer tem um gênio de artista e vê a arquitetura de forma única:
"De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte."

Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro, em 1907. Em 1934, diplomou-se em engenheiro arquiteto no Rio de Janeiro. Iniciou sua vida profissional no escritório de Lúcio Costa, o mesmo engenheiro que projetou o Plano-Piloto de Brasília. Projetou o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, o conjunto Ibirapuera, em São Paulo, os principais prédios de Brasília, na época de sua fundação, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e muitas outras obras importantes, no Brasil e no exterior.

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho  (15 de dezembro de 1907) é um brasileiro arquiteto especializado em internacional arquitetura moderna. Na década de 1940, anos 50 e 60 ", ele estabeleceu-se como um dos maiores luminares do modernismo, enquanto reformulação da identidade do Brasil no imaginário popular e hipnotizante arquitetos em todo o mundo”. Ele é um pioneiro na exploração das possibilidades construtivas formais de concreto armado por seu impacto estético. Ele é atualmente 104 anos de idade e ainda trabalhando.
Niemeyer é famosa por seu uso de formas abstratas e curvas que caracterizam especificamente a maioria de seu trabalho. A colaboração estreita com os engenheiros talentosos, como Joaquim Cardoso e Emílio Baumgart, permitiu-lhe para projetar e construir arquitetura curvada através de seu uso revolucionário de concreto. Seus desenhos são a inovação, a ousadia de mistura e coragem, liberdade plástica e invenção. Seus edifícios são muitas vezes caracterizados por serem espaçosos e expostos, os volumes de mistura e espaço vazio para criar padrões não convencionais e, muitas vezes apoiado por pilotis . Seu trabalho com concreto é descrito como elegante e harmonioso. Alguns críticos argumentam que Niemeyer foi capaz de conectar o barroco, o que caracterizou parte do legado arquitetônico Português no Brasil, com o estilo internacional , levando à regionalização succesfull primeira do novo movimento modernista.
 
"Não estou atraída por ângulos retos ou para a linha reta, dura e inflexível, criada pelo homem. Sou atraído de fluxo livre, curvas sensuais. As curvas que eu encontro nas montanhas do meu país, na sinuosidade de seus rios, nas ondas do mar, e sobre o corpo da mulher amada. Curvas compõem todo o Universo, o Universo curvo de Einstein.” 
 


    
Ambos elogiaram e criticaram por ser um "escultor de monumentos" , ele foi elogiado por ser um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele afirma que sua arquitetura foi fortemente influenciado por Le Corbusier , mas em uma entrevista realizada por úteros Fritz, ele assegura que, "não impediu que [sua] arquitetura de ir em uma direção diferente" .
Alguns de seus trabalhos mais famosos incluem os edifícios cívicos ele projeto para a nova capital do Brasil, Brasília. Estes incluem o Congresso Nacional do Brasil , a Catedral de Brasília , o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada . Ele também foi um dos principais contribuintes da equipe que projetou a sede das Nações Unidas em Nova York.
Dada a fama mundial de seus projetos monumentais e a ênfase plástico que Niemeyer acredita eram uma parte inerente de seu programa, uma grande parte de seu trabalho antes da década de 1960 é geralmente negligenciada. Este corpo de trabalho mostra grande capacidade de Niemeyer em lidar com a escala humana, adressing entorno do edifício e se casar com aspectos técnicos e estéticos, tendo em conta o conforto térmico dos edifícios, geralmente através do uso de ventilação cruzada e brises-soleil, whitch ele ajudou a popularizar.
Depois de se formar, começou a trabalhar em seu pai casa tipografia . Mesmo que ele não era financeiramente estável no momento, ele insistiu em trabalhar no estúdio de arquitetura de Lúcio Costa , Gregori Warchavchik e Carlos Leão , mesmo que eles não podiam pagá-lo. Niemeyer se juntou ao estúdio como um desenhistas e arte que ele domina (Corbusier teria último elogio Nimeyer da 'belas perspectivas "). O contato com Lucio Costa seria extremamente importante para o amadurecimento profissional do trabalho de Niemeyer. Era Costa que, após uma flertation inicial com o movimento neocolonial, percebeu que os avanços atuais do estilo internacional na Europa eram a única manifestação verdadeira de uma arquitetura contemporânea. Seus escritos sobre a verdade técnica e simplicidade que une a tradicional arquitetura colonial do Brasil (como o de Olinda ) e os princípios modernistas seria a base da arquitetura que seria este último realizado por Niemeyer e seus contemporâneos, como Affonso Eduardo Reidy .

Em 1936, aos 29, Lucio Costa foi nomeado pelo Ministro da Educação Gustavo Capanema para projetar a nova sede do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro . Desde Costa si mesmo, ainda que convictos da modernidade necessária, não tinha certeza da linguagem moderna a ser utilizado, ele reuniu um grupo de jovens arquitetos (Carlos Leão, Affonso Eduardo Reidy, Jorge Moreira e Ernani Vasconcellos) para projetar o edifício.Ele também insistiu que próprio Le Corbusier deve ser convidado como consultor. Apesar de Niemeyer não foi inicialmente incluído na equipe, Costa concordou para ele aderir após sua insistência. Durante o período de estadia de Le Corbusier no Rio, Niemeyer foi apointed para ajudá-lo com as correntes de ar, o que lhe permitiu um contato mais próximo com o mestre suíço. Depois de sua partida, mudanças significativas de Niemeyer para esquema Corbusier impressionado Lucio Costa a um ponto em que ele progressivamente começou a tomar conta do projeto, do qual ele assumiu a liderança em 1939.
 
O Ministério, que havia assumido a tarefa de moldar o 'novo Homem, Brasileiro e moderno "(novo homem, brasileiro e moderno), foi o estado-patrocinado primeiro modernista arranha-céu do mundo, e de uma escala muito maior do que qualquer coisa tinha Le Corbusier construído até então.Concluído em 1943, quando ele tinha 36 anos, o prédio que abrigava o regulador e gestor da cultura brasileira e da herança cultural desenvolvido os elementos do que viria a ser reconhecido como o modernismo brasileiro . Empregava materiais locais e técnicas, como os azulejos ligados à tradição Português; revolucionou o corbusiano brises-soleil , fez ajustável e relacionado com os dispositivos de sombreamento mouros da arquitetura colonial; cores ousadas, os jardins tropicais de Burle Marx , a Palmeira Imperial ( Roystonea oleracea ), conhecida como a ordem brasileira; alusões adicionais para os ícones da paisagem brasileira, e especialmente encomendado obras de artistas brasileiros. Este edifício é considerado por alguns como um dos arquitetos mais influentes do século 20, sendo tomado como um modelo sobre como as estruturas do diálogo de baixa e arranha-céus ( Lever House ).
Em 1939, aos 32 anos, Niemeyer e Lúcio Costa projetou o pavilhão brasileiro para a Feira Mundial de Nova York (executado em colaboração com Paul Lester Wiener ). A vizinha do pavilhão muito maior francês, a estrutura brasileira contrastava com sua massa pesada. Costa explicou que o Pavilhão brasileiro adotou uma linguagem de "graça e elegância", leveza e fluidez espacial, com um plano aberto, curvas e paredes livres, que ele chamou de "Ionic", contrastando-a com a arquitetura contemporânea dominante modernista, que ele chamou de "dórico". Impressionado com seu design vanguardista, o prefeito Fiorello La Guardia concedido Niemeyer as chaves da cidade de Nova York.
Em 1937, Niemeyer foi convidado por um parente para projetar um berçário para instituição filantrópica que atendidos jovens mães, a Obra do Berço. Que se tornaria seu primeiro trabalho finalizado  . No entanto, Niemeyer afirmou que sua arquitetura realmente começou na Pampulha, em Minas Gerais, e, como ele explicou em uma entrevista, Pampulha foi o ponto de partida deste livre arquitetura cheia de curvas que eu ainda amo até hoje.  Foi, de facto, o inicio de Brasília.
Duas de suas grandes obras foram em Brasília e outra em Belo Horizonte. Não temos palavras e nem precisa para descrever tamanha genialidade.









 





 



“Toda escola superior deveria oferecer aulas de filosofia e história. Assim fugiríamos da figura do especialista e ganharíamos profissionais capacitados a conversar sobre a vida”
Oscar Niemeyer
 
“Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito.”
Oscar Niemeyer
 

Raposos News apoia e compartilha esta ideia!
“Temos que ser o Oscar Niemeyer de nossas profissões.”
Mary Novaes

Fonte: Wikipédia, Uol, Google e Globo.com


quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Hora News – Conurbação e Sugestões de Melhorias



Hora News – Conurbação e Sugestões de Melhorias






Você já ouviu falar, ou sabe o que é ou que significa?
 
Onde estão estas zonas conurbadas?
 
Conceitos e opinião em destaque!

Conurbação

Conurbação é um processo geográfico de crescimento e unificação da malha urbana (e da borda limítrofe de urbanização) de duas ou mais cidades. A conurbação é responsável pela formação de regiões metropolitanas, mas não a única causadora.
A cidade cresce e se expande, ampliando a sua presença além de seu perímetro urbano sobre aglomerados rurais e aproximando-se de cidades vizinhas. As cidades vizinhas passam a integrar a região metropolitana pelo processo de expansão e integração que desaparecem com os limites físicos que antes havia entre as áreas antes distanciadas.





A conurbação gera um conflito de entendimento entre as estruturas políticas, administrativas e de espaço edificado de cada cidade. Um dos fatores para esse processo é a demanda por espaços na cidade, conforme o crescimento demográfico e econômico, a cidade tende a se expandir para todos os lados.
 
Essa expansão incorpora territórios e provoca adensamentos das áreas já utilizadas e antes estruturadas. É um processo que gera uma ampliação horizontal da periferia e vertical das regiões centrais de uma cidade.
O perigo de uma conurbação está em seu descontrole muito percebido em cidades metropolitanas do Terceiro Mundo e, atualmente, de países em desenvolvimento. Uma expansão descontrolada gera perda na qualidade dos serviços prestados à população da cidade, má condição das edificações e perda na qualidade de vida.
 
A conurbação já existia antes da Segunda Guerra Mundial em cidades como Londres, Nova Iorque, Paris e Tóquio. No Brasil, esse processo iniciou-se a partir da industrialização ocorrida a partir dos anos 50.
A partir da década de 50, os centros urbanos do Brasil tornaram-se envelhecidos perante a demanda urbana de suas funcionalidades. Tornou-se necessário a construção de edificações modernas que acompanhassem o fluxo de pessoas e o avanço da industrialização.
A construção de novas edificações acarretou no crescimento dos centros. Há também a conurbação entre cidades de países diferentes, como por exemplo, entre as cidades de Santana do Livramento – RS (Brasil) e Rivera (norte do Uruguai), cuja área conurbada corresponde à “Fronteira da Paz” com mais de 170.000 habitantes de ambas as cidades que utilizam dos serviços de saúde e de educação reciprocamente.
Nessas cidades, a conurbação propicia a ocorrência do fluxo pendular, fluxo de pessoas e de passageiros que passam por mais de uma cidade em direção às cidades dormitórios; esses fluxos, no período da manhã e do início da noite, registram movimento intenso.

Agora veja vejas esta fotos e reflita:



 







Nós aqui em Raposos somos conurbados com Nova Lima, pelo bairro Galo, mas nunca fomos beneficiados por isso. Há mais ou menos um ano que realizamos ligações locais para toda a região de DDD 31. Não sei por que o Galo tem outro prefixo 3583, muito menos porque não temos listas telefônicas mais. Mas a verdade é que cada dia mais estamos ficando para trás, se tivéssemos corrido atrás já realizaríamos ligações locais para grande BH (municípios que fazem conturbação com BH há muitos anos).
 
 Mas tudo o que vemos é um descaso total com a cidade, o lixo tomou conta por todos os lados, pois o caminhão de lixo, já não tem dia certo para passar. Precisamos  de mais mobilidade, nada contra os moto taxi, mas já passou da hora de organizar o transporte coletivo e urbano da cidade.  Temos mesmos é que trabalhar para as coisas acontecerem. Faltam loteamentos populares, incentivo a micro e medias empresas a investirem aqui e falta também boa vontade de trabalhar, pois antes de tudo os políticos recebem por isso.
 

 E Sinalização no Bairro Galo, de bairros, posto de saúde e do poço, colocarem linhas de micro ônibus uns indo ate Nova Lima outro fazem a integração aqui mesmo. Calçamento da estrada do poço com paralelepípedos ou algo parecido que são calçamentos ecológicos. Criar Vias de mão única nos bairros e no centro, proibir o estacionamento na rua principal. O trabalho é muito, e temos grande esperança neste novo prefeito que vai entrar agora em 2013. A Ele ficara a realidade de uma cidade e população carente de muitos serviços sociais, culturais e ambientais.

Raposos News Apoia e compartilha esta ideia!
Por uma Nova Cidade, com princípios e atitude!
#juntos somos mais

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sustentabilidade: desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações



Juntos Somos mais - Sustentabilidade


Atitudes que podem mudar nosso cotidiano, Bairros e Vilas enfim Cidades inteiras podem trabalhar em prol desta ideia de sustentabilidade, esta ideia vem para restaurar com mudanças o ver e agir de nossos governantes. Se administrarem bem uma cidade com a sua própria renda conseguiremos fazer muito mais, pois quem trabalha com pouco trabalha muito bem com muito. O certo é criar prioridades e metas e ir executando-as de maneira que a cidade vai ter todos os serviços com qualidade e eficiência. Adote esta ideia!


Sustentabilidade



Sustentabilidade: desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações
 




Conceito de sustentabilidade



Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

 



Ações relacionadas à sustentabilidade



- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.



- Preservação total de áreas verdes não destinadas à exploração econômica.



- Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;

 

- Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.



- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.

 



- Criação de atitudes pessoais e empresariais voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.



- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.



- Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.


 



Benefícios



As adoções de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

 



Hoje a dica é sobre sustentabilidade, então fica a dica e o dialogo sempre aberto; esta é a Era da informação por isso curtimos e compartilhamos ideias como esta! Juntos Somos mais, é um projeto Raposos News para todas as comunidades. Compartilhar ideias + Juntos Somos Mais!

 

Apoie esta ideia!

Raposos News Apoia e compartilha esta ideia!
#juntos Somos Mais
“Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico.”
Sêneca