Facebook/Divulgação
casa de gentil
Espaço para troca de experiências e convívio entre moradores da comunidade vai comemorar dois anos
Pela portinha de uma casa antiga do bairro Várzea do Sítio, em Raposos, na Grande BH, dois amigos fizeram passar um grande sonho: criar um espaço para trocar experiências, divulgar a cultura local e promover o convívio entre moradores da comunidade. Com o tempo, a ideia tomou forma, ganhou reforços e, no próximo dia 7, completará dois anos.

A sede da iniciativa foi batizada de Casa de Gentil – Culturas e Convívios, homenagem ao senhor Gentil Lúcio de Jesus, ex-membro de um dos grupos de congado do município e figura conhecida na região. E é claro que a conotação do nome não foi mera coincidência.

“É um ‘clichezão’, mas gentileza gera sempre gentileza mesmo. Se você fizer coisas boas, você também recebe”, filosofa Rafael Gonçalves, um dos idealizadores do projeto.

A primeira ação foi realizada na própria Casa, deteriorada pelo tempo e carente de reformas. Um mutirão reuniu pedreiros e pintores do bairro para dar cara nova ao espaço. Finalizada a obra, dois professores foram somados à equipe para ensinar crianças a confeccionar e tocar tambor.

“De lá para cá, mais gente foi chegando, dando ideias. Alugamos o imóvel ao lado e emendamos os dois. Atualmente, a Casa de Gentil tem seis pessoas na coordenação e oferece quatro atividades principais: aulas de capoeira e percussão, exibição de filmes e oficina de sustentabilidade”, afirmou Rafael.

Rede de apoio

Em cada atividade, cerca de 20 voluntários são envolvidos todos os dias. Mas esse número salta significativamente quando os “gentis” ganham as ruas. No mês passado, em apenas um fim de semana, 600 pessoas participaram de um mega-mutirão em Raposos. O resultado foi a construção de uma praça, um parquinho, um campo de futebol e a pintura de várias casas e espaços públicos.

“Utilizamos as redes sociais para falar do nosso trabalho e, a partir daí, as pessoas fazem contato com a gente. A Casa funciona apenas com a colaboração dos voluntários e doações. Normalmente, quem conhece o projeto gosta e decide contribuir”, disse o idealizador do espaço.

O próximo passo, segundo ele, é levar toda essa gentileza para uma sede maior e poder alcançar mais moradores de Raposos.

“Nasci e cresci aqui e tenho muito carinho por essa cidade. Em municípios grandes, muitas vezes ficamos perdidos; já nos menores, o sentimento de pertencimento contribui muito para a realização de ações como essa”, diz Rafael.

Aniversário tem intensa programação

Para comemorar os dois anos de atividade, a Casa de Gentil preparou uma programação especial para o próximo domingo, dia 7, em Raposos.

Pela manhã, haverá um encontro das quatro guardas de congado da cidade em homenagem ao senhor Gentil, falecido em 2007, e aos seus familiares.

À tarde, estão previstas apresentações culturais com música ao vivo. No fim do dia, será servido um bolo de dois metros de comprimento a todas as pessoas que estiverem presentes.

Materia Jornal Hoje em Dia por Iêva Tatiana.
fonte:
http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/legi-o-de-gentis-faz-a-diferenca-no-dia-a-dia-1.265006?fb_action_ids=773882725988888&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B825677937452100%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map=%5B%5D