Horários de Ônibus RMBH

domingo, 20 de julho de 2014

Acorda Minas. Raposos News em Destaque!

Raposos News em Destaque

Você já ouviu falar na PEC 68, projeto do Governo de Minas?
Pois é estão querendo privatizar a CEMIG e a GASMIG! O PSDB e as privatizações continuam na calada como sempre fazem. Até quando?

Leia atentamente a esta matéria da Rosana Zica.


“Contra a PEC 68: Sindieletro lançou campanha
O Sindieletro lançou na tarde desta terça-feira, 1° de julho, a campanha contra a privatização das estatais mineiras. Durante uma entrevista coletiva realizada na sala da imprensa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, dirigentes da entidade apresentaram os riscos presentes na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 68), que libera a privatização das empresas subsidiárias que não são controladas diretamente pelo governo e mostraram que não é somente a Gasmig, uma subsidiária da Cemig, que está ameaçada.
O coordenador geral do Sindieletro, Jairo Nogueira Filho, alertou os jornalistas que os mineiros correm sério risco de ver o seu patrimônio público dilapidado se a PEC for aprovada, uma vez que a proposta abre caminho para a privatização, que deve começar pela Gasmig, com a integralização de ações da Gasmig com a empresa espanhola Fenosa, a pretexto da construção de um gasoduto até o Triângulo Mineiro, e pode se estender a outros ramos das estatais.
O grupo Cemig é formado por três empresas, a Cemig holding, Cemig Distribuição e Cemig Geração e Transmissão. No entanto, somente a Cemig holding é controlada diretamente pelo governo do Estado. Nesse caso, a Cemig Distribuição e a Cemig Geração e Transmissão estarão liberadas para privatização. Vale lembrar que a holding controla mais de 100 empresas.
Para Jairo, é muito prejuízo deixar o potencial de negócios tão grande quanto o que a Gasmig opera ser entregue ao capital privado e ainda colocar em risco o futuro de outras estatais. "Se a mudança na Gasmig é favorável à população, por que não consultar a população?", questiona Jairo Nogueira Filho. Na coletiva, ele também ressaltou que há dúvidas se a Pec coloca em risco a Copasa. Por tudo isso, o coordenador geral do Sindieletro anuncia um plano de mobilização da população, de lideranças políticas e até de candidatos ao governo do Estado para que a Pec seja retirada de votação até que seja realizado amplo debate com trabalhadores e a sociedade.
Para o diretor do Sindieletro, Arcângelo Queiroz, é preciso investigar qual a intenção dos deputados que assinam a PEC para alterar a Constituição Mineira e subtrair da população a palavra final sobre qualquer projeto de privatização de estatais. O diretor do Sindicato, Carlos Alberto de Almeida (Gonzaguinha) também acha suspeita a forma como as mudanças estão sendo tratadas. "Por que essa pressa toda em mudar a lei sobre privatização?". Para o deputado estadual Rogério Correia, os parlamentares podem estar aproveitando o período da Copa do Mundo, quando toda a atenção da população está voltada para os jogos, para fazer uma negociação desta gravidade, sem grandes dificuldades. Mas o Sindieletro já analisa juridicamente as medidas que podem ser tomadas contra a PEC.”

Feita por Rosana Zica.



É com muito pesar que uma grande empresa mais uma vez vai ser privatizada sabendo-se dos seus altos faturamentos e lucratividade cair no poder privado! As urnas tem que mostrar a respostas para políticos assim.


Raposos News em Destaque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário