segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ao Mestre com Carinho



Belíssima Canção, ao mestre com Carinho! A todos os professores de Raposos, e do Brasil. Nosso país tem jeito e é com Professor!


 

#atitude é o que precisamos

Hora News - O Calendário Gregoriano



Hora News em: Historia e curiosidades, a informação move o mundo.
Hoje além de ser um dia muito especial, pois é o dia do Educador também é o dia que foi implantado o nosso calendário que assim como o professor marcou e marca uma geração fomos marcados por Gregório XIII (1572 - 1585).


O calendário Gregoriano


Você já deve ter se perguntado: a humanidade sempre se orientou temporalmente através do calendário? Sempre existiu o calendário para nos situarmos no tempo? Qual o modelo de calendário mais utilizado no mundo ocidental?

Durante a transição da República romana para o Império romano, o imperador Júlio César, que governou Roma do ano 100 a.C. a 44 a.C., instituiu a utilização do calendário, que ficou conhecido no período como calendário juliano.

Com a instituição do calendário juliano, o tempo passou a ser contado tomando como referência o ano de nascimento de Jesus Cristo. A partir de então, o ano “um” seria o ano em que Cristo nasceu. Com essa regulamentação do tempo em calendário, a sociedade romana começou a localizar os acontecimentos históricos a partir do novo calendário: todos os eventos que aconteceram antes do nascimento de Cristo ficaram regulamentados a utilizar as iniciais a. C., que significam “antes de Cristo”; e todos os eventos que aconteceram depois do nascimento de Cristo, ficaram regularizados a utilizar as iniciais d. C., que significam “depois de Cristo”. Porém, quase não se utiliza a sigla d. C., portanto, quando alguma data não apresentar a sigla a. C., significa que o evento aconteceu depois de Cristo.

No calendário juliano, o ano já era separado em 365 dias, com três anos com 365 dias seguidos por um ano com 366 dias (o ano bissexto). Os meses também já apresentavam 30 e 31 dias.

O calendário juliano foi utilizado sem alterações a partir do governo de Júlio César (100 a. C. a 44 a. C.) e durante toda a Idade Média (séculos V-XV). Somente no século XVI, mais precisamente no ano de 1572, o papa da Igreja Católica, Gregório XIII, reformou e modificou o calendário juliano. A primeira mudança foi na nomenclatura, passando a se chamar calendário gregoriano; outra mudança fundamental realizada pelo papa foi a supressão de dez dias segundo o calendário anterior, para regressar ao equinócio da primavera.
 
O novo calendário gregoriano seria implantado no dia 4 de outubro (quinta-feira), do ano de 1582. Entretanto, esse dia passou a ser 15 de outubro (sexta-feira), pois adiantaram dez dias para regressar ao equinócio da primavera e os anos continuarem com 365 dias.
O calendário gregoriano é o calendário utilizado na maior parte dos países ocidentais. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário Juliano, instituído por Júlio César no ano 46 a.c. (vigorou 1600 anos). Reforma do calendário Juliano Depois do decreto, o Papa Gregório XIII  reuniu um grupo de especialistas para reformar o calendário Juliano e passados cinco anos de estudos, foi elaborado o calendário gregoriano, que foi sendo implementado lentamente em várias nações. Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582. O calendário gregoriano é o que atualmente usamos e distingue-se do Juliano porque: omitiram-se dez dias (6 a 14 de Outubro de 1582).
Corrigiu-se a medição do ano solar, estimando-se que este durava 365 dias solares, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, o equivalente a 365.2424999 dias solares. Acostumou-se a começar cada ano novo em 1 de Janeiro. Poucos anos seculares se consideram bissextos, só aqueles que sejam divisíveis por 400. Deste modo evita-se a defasagem de um dia em cada cem anos.
 Quando o Papa Gregório XIII, no dia 24 de fevereiro de 1582, promulgou o calendário Gregoriano (e por isso o seu nome) em substituição ao calendário Juliano (criado no ano 46 aC pelo imperador romano Júlio César), criou a divisão do tempo na forma como o conhecemos hoje.

O velho Gregório "treze" o fez com muita sabedoria, pois sempre nestas mudanças de ano, temos a grande oportunidade de fazer alterações no nosso procedimento, com novos desafios, promessas, e mudanças radicais ou não. Gregório XIII (1572- 1585).

O calendário gregoriano passou a ser implantado em Portugal, na Espanha e na Itália. Posteriormente, após a colonização portuguesa, o Brasil também o adotou. Outras localidades do mundo adotaram esse calendário, como a Inglaterra em 1752; e a Rússia em 1918.

Nos dias atuais, o calendário gregoriano é utilizado na maior parte dos países do mundo, porém existem outros calendários em diferentes lugares do mundo, como os calendários judaico, chinês e mulçumano.

Por Leandro Carvalho(texto principal)
Mestre em História
(Outras Fontes, internet e Livros de História)



Raposos News Apoia e Compartilha esta ideia!
Historia e curiosidades, a informação move o mundo. Leia estude e se informe, este é o tempo da informação!
#atitude é o que precisamos

domingo, 14 de outubro de 2012

15 de Outubro Dia do Professor - Ao Mestre Com Carinho - Escola Municipal Maria Albuquerque Raposos MG




Ao Mestre com Carinho...

“Àqueles que nos ensinaram muito mais que teorias, que nos preparam também para vida, todo o nosso carinho e gratidão.












Professora preciso falar-te... Pode ser que estejas cansada...

Foram tantos os problemas desse dia! Foi penoso aturar o chefe! Foram longas as horas de trabalho! E pode ser que estejas preocupada...! 
São tantas as diferenças sociais! São tantos os problemas na família!
 E grande a responsabilidade que lhe confiamos!  Deves estar apressada...
O trabalho fica tão longe! O ônibus está atrasado! A fila já dobra a esquina!
A gasolina tão cara! Talvez esteja mesmo angustiada... A vida anda tão difícil!
 O salário já chegou ao fim. Mas, apesar do cansaço da pressa e da angustia...
Eu insisto: preciso falar-te!  Preciso que me escute. Trago recados de tanta gente. 
Houve alguém que praticou uma boa ação e manda dizer-te que foi porque teu exemplo convenceu.  Outro que venceu na vida e manda dizer que foi porque tuas lições permaneceram.  E muitos outros que superam a dor disseram que foi a lembrança de tua coragem que o ajudou...  E toda a gente desta cidade, Estado e Pátria manda dizer que És importante, que sua presença na educação é fundamental...  Você tem nas mãos a grande arma...  Seus Alunos!  Você é especial.
Essas pessoas sim tem dedicação total a você!



A todas as professoras da Escola Municipal Maria Albuquerque (Bairro Novo Horizonte-Raposos MG) e todos que dedicam sua vida para ensinar e educar nossos filhos, feliz dias dos Professores!


“Mestre, É aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria.  Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida.  Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade.  Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo.  Mestre é você, meu professor amigo que me compreende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura.  Eu serei sempre um seu discípulo na escola da vida.  Obrigado, professor!”





Raposos News Apoia e Compartilha esta Ideia!
Educação é à base de uma sociedade mais digna e humana.
“Ao mestre com Carinho” Uma homenagem de toda equipe Raposos News e da Família Ferreira Santana os professores.
15 de Outubro dia do Professor.
#educaçãoétudo