Dnit autoriza obra da Alça Sul
Por Ernesto Braga - Estado de Minas
O primeiro passo
para que o Portal Sul saia do papel será dado nesta terça-feira, quando o
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assina a
ordem de serviço para a construção de uma alça de 300 metros ligando a
BR-356 à MG-030. A intervenção vai desafogar o trânsito no trevo do
Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, próximo ao BH
Shopping, e faz parte do conjunto de obras viárias cujo projeto surgiu
há mais de seis anos para facilitar o deslocamento de veículos entre a
capital e Nova Lima, na região metropolitana. Orçada em R$ 1,5 milhão, a
alça começa a ser construída na semana que vem, de acordo com a EPO
Engenharia, responsável pela empreitada, com conclusão prevista para
seis meses.
O investimento da primeira fase do Portal Sul, de R$ 1,5 milhão, vai ser custeado pela empresa Leroy Merlin, como medida compensatória da loja construída às margens da BR. A licença ambiental foi concedida na semana passada e o canteiro de obras, segundo a EPO Engenharia, começa a ser montado na sexta-feira. A alça ligará a BR-356, na altura dos motéis, sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro, à rodovia MG-030, e será usada pelos motoristas que seguem no sentido Rio/BH. Atualmente, quem desce a BR-356 com destino a Nova Lima precisa passar pelo trevo do Belvedere, enfrentando, muitas vezes, o trânsito lento do local. De acordo com a BHTrans, são mais de 25 mil veículos por dia circulando nessa área.
No sentido contrário, o condutor que subir a Avenida Nossa Senhora do Carmo rumo a Nova Lima poderá evitar o tráfego do trevo se seguir um pouco adiante e usar o retorno subterrâneo próximo ao Hipermercado Extra, de onde terá acesso à alça de ligação entre a estradas. “O Portal Sul é uma discussão antiga, uma vez que Belo Horizonte cresceu para o lado de Nova Lima e vice-versa, criando um gargalo no trânsito. Essa primeira alça é o início do desfecho de uma novela antiga e que vai trazer muita melhoria para o tráfego”, disse o vice-prefeito da capital, Roberto Carvalho (PT), que acompanha o projeto desde o início.
As demais obras do Portal Sul são de responsabilidade do Dnit, que promete abrir licitação ainda este mês. Segundo Carvalho, o processo licitatório deve demorar três meses e as intervenções estão previstas para começar no mais tardar no segundo semestre, sendo concluídas em dois anos. Estão incluídas readequações das pistas da BR-356 sob a Avenida Raja Gabaglia e da alça Belvedere/Savassi; construção de pistas de ligação da BR-356 à MG-030; viaduto e acessos de transposição da BR-356; trincheira e acesso de transposição da MG-030 para a ligação Nova Lima/BH e duplicação da MG-030, no limite da capital com Nova Lima até próximo ao BH Shopping. O governo federal assegurou R$ 3 milhões em 2009 e garantiu ao vice-prefeito que serão investidos mais R$ 27 milhões no complexo.
O investimento da primeira fase do Portal Sul, de R$ 1,5 milhão, vai ser custeado pela empresa Leroy Merlin, como medida compensatória da loja construída às margens da BR. A licença ambiental foi concedida na semana passada e o canteiro de obras, segundo a EPO Engenharia, começa a ser montado na sexta-feira. A alça ligará a BR-356, na altura dos motéis, sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro, à rodovia MG-030, e será usada pelos motoristas que seguem no sentido Rio/BH. Atualmente, quem desce a BR-356 com destino a Nova Lima precisa passar pelo trevo do Belvedere, enfrentando, muitas vezes, o trânsito lento do local. De acordo com a BHTrans, são mais de 25 mil veículos por dia circulando nessa área.
No sentido contrário, o condutor que subir a Avenida Nossa Senhora do Carmo rumo a Nova Lima poderá evitar o tráfego do trevo se seguir um pouco adiante e usar o retorno subterrâneo próximo ao Hipermercado Extra, de onde terá acesso à alça de ligação entre a estradas. “O Portal Sul é uma discussão antiga, uma vez que Belo Horizonte cresceu para o lado de Nova Lima e vice-versa, criando um gargalo no trânsito. Essa primeira alça é o início do desfecho de uma novela antiga e que vai trazer muita melhoria para o tráfego”, disse o vice-prefeito da capital, Roberto Carvalho (PT), que acompanha o projeto desde o início.
As demais obras do Portal Sul são de responsabilidade do Dnit, que promete abrir licitação ainda este mês. Segundo Carvalho, o processo licitatório deve demorar três meses e as intervenções estão previstas para começar no mais tardar no segundo semestre, sendo concluídas em dois anos. Estão incluídas readequações das pistas da BR-356 sob a Avenida Raja Gabaglia e da alça Belvedere/Savassi; construção de pistas de ligação da BR-356 à MG-030; viaduto e acessos de transposição da BR-356; trincheira e acesso de transposição da MG-030 para a ligação Nova Lima/BH e duplicação da MG-030, no limite da capital com Nova Lima até próximo ao BH Shopping. O governo federal assegurou R$ 3 milhões em 2009 e garantiu ao vice-prefeito que serão investidos mais R$ 27 milhões no complexo.
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