domingo, 4 de novembro de 2012

Series Os Pensadores – Carlos Drummond de Andrade



Series Os Pensadores – Carlos Drummond de Andrade

Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.”
Carlos Drummond de Andrade

Sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social.
 
Na poética de Carlos Drummond de Andrade, a expressão pessoal evolui numa linha em que a originalidadee a unidade do projeto se confirmam a cada passo. Ao mesmo tempo, também se assiste à construção de uma obra fiel à tradição literária que reúne a paisagem brasileira à poesia culta ibérica e européia.


Nasceu em Itabira (Minas Gerais), no dia 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo (Estado do Rio de Janeiro), de onde foi expulso por “insubordinação mental”. De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.

Colégio Anchieta de Nova Friburgo
Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço público e, em 1934, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde foi chefe de gabinete de Gustavo Capanema, ministro da Educação, até 1945.Excelente funcionário, passou depois a trabalhar no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e se aposentou em 1962. Desde 1954 colaborou como cronista no Correio da Manhã e, a partir do início de 1969, no Jornal do Brasil.



Predomínio da individualidade. O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma poesia (1930) e Brejo das almas (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareceriam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor, poeta da ordem e da consolidação, ainda que sempre, e fecundamente, contraditórias. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu amargor e desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo à comunicação estética desse modo de ser e estar.
Carlos Drummond de Andrade em 1925, um ano após escrever os primeiros poemas
Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação cotidiana e subjetiva, no que destila do corrosivo, no que desmonta, dispersa, desarruma, do berço ao túmulo do indivíduo ou de uma cultura.
Em Sentimento do mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do povo (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história contemporânea e da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpreendente sucessão de obras-primas, nesses livros, indica a plena maturidade do poeta, mantida sempre.






Obras de Drummond
Poesia
·         Alguma Poesia (1930)
·         Brejo das Almas (1934)
·         Sentimento do mundo (1940)
·         José (1942)
·         A Rosa do Povo (1945)
·         Claro Enigma (1951)
·         Fazendeiro do ar (1954)
·         Quadrilha (1954)
·         Viola de Bolso (1955)
·         Lição de Coisas (1964)
·         Boitempo (1968)
·         A falta que ama (1968)
·         Nudez (1968)
·         As Impurezas do Branco (1973)
·         Menino Antigo (Boitempo II) (1973)
·         A Visita (1977)
·         Discurso de Primavera e Algumas Sombras (1977)
·         O marginal Clorindo Gato (1978)
·         Esquecer para Lembrar (Boitempo III) (1979)
·         A Paixão Medida (1980)
·         Caso do Vestido (1983)
·         Corpo (1984)
·         Eu, etiqueta (1984)
·         Amar se aprende amando (1985)
·         Poesia Errante (1988)
·         O Amor Natural (1992)
·         Farewell (1996)
·         Os ombros suportam o mundo(1935)
·         Futebol a arte (1970)
·         Naróta do Coxordão (1971)
·         Da utilidae dos animais
Antologia poética
·         A última pedra no meu caminho (1950)
·         50 poemas escolhidos pelo autor (1956)
·         Antologia Poética (1962)
·         Antologia Poética (1965)
·         Seleta em Prosa e Verso (1971)
·         Amor, Amores (1975)
·         Carmina drummondiana (1982)
·         Boitempo I e Boitempo II (1987)
·         Minha morte (1987)
Infantis
·         O Elefante (1983)
·         História de dois amores (1985)
·         O pintinho (1988)
·         Rick e a Girafa
Prosa
·         Confissões de Minas (1944)
·         Contos de Aprendiz (1951)
·         Passeios na Ilha (1952)
·         Fala, amendoeira (1957)
·         A bolsa & a vida (1962)
·         A minha Voda (1964)
·         Cadeira de balanço (1966)
·         Caminhos de João Brandão (1970)
·         O poder ultra-jovem e mais 79 textos em prosa e verso (1972)
·         De notícias & não-notícias faz-se a crônica (1974)
·         Os dias lindos (1977)
·         70 historinhas (1978)
·         Contos plausíveis (1981)
·         Boca de luar (1984)
·         O observador no escritório (1985)
·         Tempo vida poesia (1986)
·         Moça deitada na grama (1987)
·         O avesso das coisas (1988)
·         Auto-retrato e outras crônicas (1989)
·         As histórias das muralhas (1989)



Citações
“A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca.”

“As academias coroam com igual zelo o talento e a ausência dele.”

“Cada geração de computadores desmoraliza as antecedentes e seus criadores.”

“Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos.”


“Há homens e mulheres que fazem do casamento uma oportunidade de adultério.”

“No adultério há pelo menos três pessoas que se enganam.”

“O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.”

“O homem vangloria-se de ter imitado o vôo das aves com uma complicação técnica que elas dispensam.”

“Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer.”

“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.”

“Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.”

“Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada.”

“Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.”
“Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.”
“Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante.”
“As obras-primas devem ter sido geradas por acaso; a produção voluntária não vai além da mediocridade.”

“Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons.”

“A educação para o sofrimento, evitaria senti-lo, em relação a casos que não o merecem.”

“Para a virtude da discrição, ou de modo geral qualquer virtude, aparecer em seu fulgor, é necessário que faltemos à sua prática.”

“A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.”





Procura da Poesia (Carlos Drummond de Andrade)

Penetra surdamente no reino das palavras.
Lá estão os poemas que esperam ser escritos.
Estão paralisados, mas não há desespero,
há calma e frescura na superfície intata.
Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário.
Convive com teus poemas, antes de escrevê-los.
Tem paciência se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consume
com seu poder de palavra
e seu poder de silêncio.
Não forces o poema a desprender-se do limbo.
Não colhas no chão o poema que se perdeu.
Não adules o poema. Aceita-o
como ele aceitará sua forma definitiva e concentrada
no espaço.
Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma
tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível, que lhe deres:
Trouxeste a chave?
[...]

 Serie Os Pensadores


Às vezes a historia nos traz grandes pensadores como este mineiro (brasileiro) de simplicidade e cumplicidade poética e na esfera literária um grande escritor.  A nós a certeza de dias melhores e pensamentos que edificam nossas historias e nossas vidas. (Santana, Eduardo)

Os Pensadores – Carlos Drummond de Andrade
Serie Os Pensadores
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