quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Curiosidades na Hora News - Conurbação já ouviu falar?


Hora News – Conurbação e Sugestões de Melhorias






Você já ouviu falar, ou sabe o que é ou que significa?
 
Onde estão estas zonas conurbadas?
 
Conceitos e opinião em destaque!

Conurbação

Conurbação é um processo geográfico de crescimento e unificação da malha urbana (e da borda limítrofe de urbanização) de duas ou mais cidades. A conurbação é responsável pela formação de regiões metropolitanas, mas não a única causadora.
A cidade cresce e se expande, ampliando a sua presença além de seu perímetro urbano sobre aglomerados rurais e aproximando-se de cidades vizinhas. As cidades vizinhas passam a integrar a região metropolitana pelo processo de expansão e integração que desaparecem com os limites físicos que antes havia entre as áreas antes distanciadas.





A conurbação gera um conflito de entendimento entre as estruturas políticas, administrativas e de espaço edificado de cada cidade. Um dos fatores para esse processo é a demanda por espaços na cidade, conforme o crescimento demográfico e econômico, a cidade tende a se expandir para todos os lados.
 
Essa expansão incorpora territórios e provoca adensamentos das áreas já utilizadas e antes estruturadas. É um processo que gera uma ampliação horizontal da periferia e vertical das regiões centrais de uma cidade.
O perigo de uma conurbação está em seu descontrole muito percebido em cidades metropolitanas do Terceiro Mundo e, atualmente, de países em desenvolvimento. Uma expansão descontrolada gera perda na qualidade dos serviços prestados à população da cidade, má condição das edificações e perda na qualidade de vida.
 
A conurbação já existia antes da Segunda Guerra Mundial em cidades como Londres, Nova Iorque, Paris e Tóquio. No Brasil, esse processo iniciou-se a partir da industrialização ocorrida a partir dos anos 50.
A partir da década de 50, os centros urbanos do Brasil tornaram-se envelhecidos perante a demanda urbana de suas funcionalidades. Tornou-se necessário a construção de edificações modernas que acompanhassem o fluxo de pessoas e o avanço da industrialização.
A construção de novas edificações acarretou no crescimento dos centros. Há também a conurbação entre cidades de países diferentes, como por exemplo, entre as cidades de Santana do Livramento – RS (Brasil) e Rivera (norte do Uruguai), cuja área conurbada corresponde à “Fronteira da Paz” com mais de 170.000 habitantes de ambas as cidades que utilizam dos serviços de saúde e de educação reciprocamente.
Nessas cidades, a conurbação propicia a ocorrência do fluxo pendular, fluxo de pessoas e de passageiros que passam por mais de uma cidade em direção às cidades dormitórios; esses fluxos, no período da manhã e do início da noite, registram movimento intenso.

Agora veja vejas esta fotos e reflita:



 







Nós aqui em Raposos somos conurbados com Nova Lima, pelo bairro Galo, mas nunca fomos beneficiados por isso. Há mais ou menos um ano que realizamos ligações locais para toda a região de DDD 31. Não sei por que o Galo tem outro prefixo 3583, muito menos porque não temos listas telefônicas mais. Mas a verdade é que cada dia mais estamos ficando para trás, se tivéssemos corrido atrás já realizaríamos ligações locais para grande BH (municípios que fazem conturbação com BH há muitos anos).
 
 Mas tudo o que vemos é um descaso total com a cidade, o lixo tomou conta por todos os lados, pois o caminhão de lixo, já não tem dia certo para passar. Precisamos  de mais mobilidade, nada contra os moto taxi, mas já passou da hora de organizar o transporte coletivo e urbano da cidade.  Temos mesmos é que trabalhar para as coisas acontecerem. Faltam loteamentos populares, incentivo a micro e medias empresas a investirem aqui e falta também boa vontade de trabalhar, pois antes de tudo os políticos recebem por isso.
 

 E Sinalização no Bairro Galo, de bairros, posto de saúde e do poço, colocarem linhas de micro ônibus uns indo ate Nova Lima outro fazem a integração aqui mesmo. Calçamento da estrada do poço com paralelepípedos ou algo parecido que são calçamentos ecológicos. Criar Vias de mão única nos bairros e no centro, proibir o estacionamento na rua principal. O trabalho é muito, e temos grande esperança neste novo prefeito que vai entrar agora em 2013. A Ele ficara a realidade de uma cidade e população carente de muitos serviços sociais, culturais e ambientais.

Raposos News Apoia e compartilha esta ideia!
Por uma Nova Cidade, com princípios e atitude!
#juntos somos mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário