quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

PARNA GANDARELA É CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL

PARNA GANDARELA É CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL O Movimento Gandarela esta analisando as coordenadas geográficas publicadas no Diário Oficial

PARNA GANDARELA É CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL

O Movimento Gandarela esta analisando as coordenadas geográficas publicadas no Diário Oficial União
O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado pela Presidência da Republica, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, 14 de outubro de 2014.
Apesar da publicação do decreto de criação do Parque Nacional (PARNA), entendemos que ainda é cedo para comemorarmos.

Em primeiro lugar, o pedido de comunidades dos municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais de criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável(RDS) complementar à área do Parque Nacional não foi atendido pelo governo federal, apesar das inúmeras gestões e correspondências dirigidas à Presidente Dilma e à Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A RDS garantirá a estas comunidades do entorno a proteção e o acesso a áreas em que desenvolvem atividades tradicionais como a apicultura, o manejo de flora e coleta de musgos. Esta reivindicação ficou paralisada na burocracia do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e, possivelmente, sequer chegou ao conhecimento da Presidente da República.
O Movimento pela Preservação da Serra do Gandarela ainda não está informado de eventuais concessões feitas ao setor minerário pelo governo federal, no decreto de criação datado de ontem. Por isso, não tem no momento condições de avaliar a dimensão dos possíveis impactos negativos à proposta de preservação da Serra do Gandarela, de seus ecossistemas (conjuntos de mata atlântica e cangas ferruginosas), das bacias hidrográficas classes Especial e 1 e bens arqueológicos e paleontológicos contemplados na proposta original de delimitação do Parque Nacional da Serra do Gandarela.
O decreto define como área do PARNA um total de 31 mil hectares, área muito inferior àquela originalmente proposta pelo ICMBio em 2010, que previa a proteção de mais de 38 mil hectares na região.
Esclarecemos que a definição dos limites do PARNA é aguardada desde junho de 2012, quando foram realizadas pelo ICMBio consultas públicas nas cidades do entorno (Belo Horizonte, Raposos, Caeté, Rio Acima, Santa Bárbara e Ouro Preto) e apresentadas as sugestões de adequação pelos interessados.
A notícia da criação do PARNA Gandarela reforça a esperança de proteção a uma das áreas mais importantes e ameaçadas da região central de Minas Gerais, mas vamos aguardar a análise dos limites estabelecidos, de acordo com as coordenadas geográficas publicadas no Decreto de hoje, para nos pronunciarmos a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário