sexta-feira, 21 de setembro de 2012

#juntossomosmais - Sustentabilidade Social



Juntos Somos Mais

Sustentabilidade Social: Por Que Ela é importante?

A sustentabilidade social é um dos mais importantes setores para a mudança nos panoramas da sociedade. O modo de vida pós-capitalista levou não apenas o homem, mas também o próprio espaço urbano a degradações. A desigualdade social, o uso excessivo dos recursos naturais por uma parte da população enquanto a outra cresce desmedidamente são fatores que são extremamente combatidos no âmbito da sustentabilidade social. Pode-se afirmar que a sociedade obedece a relações intrínsecas com os outros setores de base da sociedade (acesso a educação, desenvolvimento das técnicas industriais, econômicas e financeiras, além dos fatores de ordem político e ambiental) então um primeiro passo que deve ser tomado para a resolução dos agravantes sociais é justamente a responsabilidade social e a agregação a sustentabilidade desses setores.
 
No tocante a aplicação sustentabilidade social pelas empresas, é possível ressaltar que há crescente investimento das grandes marcas do mercado, principalmente os órgãos mais ligados as relações financeiras. Além disso, as indústrias e empresas que vem se envolvendo na sustentabilidade social (ou responsabilidade social), as indústrias sustentáveis, tendem a exercer um imprescindível papel para toda a comunidade. Quando se tomam medidas como investimentos em promoção de trabalhos e de renda, investimento em projetos de ordens sociais, com saúdes, etc. são medidas que visam a igualdade entre os cidadãos e os exercícios da cidadania entre outros ganhos. Muitas empresas tem se empenhado ultimamente para esses tipos de projeto, uma vez que eles promovem uma excelente imagem da própria empresa.

A sustentabilidade social visa o bem-estar da sociedade de hoje e a de amanhã em iguais medidas. Para que ela de fato se concretize é necessária grande campanha de divulgação, instalada tanto pelas macroestruturas (setores políticos e básicos) quanto por empresas que visem os projetos e a aplicação da mesma. A mobilização social para esse fim também é um fator determinante para a melhora da qualidade de vida.
A utilização de conceitos de sustentabilidade na vida urbana.
Hoje, com o alto nível de degradação e com a grande produção e acúmulos de resíduos, sejam domésticos ou industriais, tem-se uma grande urgente na aplicação dos conceitos da sustentabilidade para a infra-estrutura urbana. As preocupações como as buscas por fontes de energia renováveis, ou novas tecnologias que possibilitem a limpeza dos rios e a reutilização dos resíduos está no seio de uma mudança que torna a sustentabilidade aplicada às cidades.



A sustentabilidade se perfaz em diversos níveis. O maior deles é o que infere às macroestruturas político-econômicas. Alguns fatores podem contribuir fortemente para a própria sustentabilidade. Entre os quais os de ordem política: com medidas incentivadoras, por exemplo, ao biocombustível, não somente ao seu desenvolvimento técnico, mas também a sua aplicação nas camadas sociais diversas.
No nível econômico, pode-se aplicar os conceitos de sustentabilidade aplicada às cidades como: gestão ambiental para empresas e indústrias, a utilização de matérias-primas renováveis, a adequação a um processo de reaproveitamento e reciclagem, etc. Ater-se sempre as novidades sobre o tocante podem ser um significativo meio de adesão as práticas do desenvolvimento sustentável.

Outra área de altíssimo valor as questões ambientais nas cidades é sem dúvida o social, a participação individual e coletiva, como a criação de aterros sanitários que aproveitem a energia do consumo local, ou o uso de placas solares, energia eólica, ou até mesmo a habitação em locais projetados para serem sustentáveis, como no caso da arquitetura e da construção civil especializada.


Obviamente, a preocupação na adoção de medidas sustentáveis é imediata, e reflete diretamente em todo o futuro da vida urbana.

Esta por sua vez conta com uma reeducação grande, que incluem todas as estruturas do sistema (ambientais, sociais, financeiras, políticas), e que se perfazem tanto em grandes investimentos, como em tratamento de rios e canais já degradados, quanto em pequenas atitudes como a preferência pelas marcas que se aderem às preocupações ambientais.

Raposos News Apoia e compartilha esta ideia!
#juntossomosmais
Sustentabilidade a medida certa para mudar e melhorar uma sociedade.
Apoie e compartilhe esta ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário