segunda-feira, 9 de julho de 2012

Crônicas



Ser diferente é o que nos faz vencer

Muitas das vezes, em nossa vida somos surpreendidos com diversos fatos e acontecimentos e várias reações nos fazem agir de determinadas formas: uns riem, outros choram, ouros esbravejam, mas nunca há generalidades, ou seja reações, atitudes e resultados diferentes ocorrem. 

A busca pela igualdade faz com se perca muitas das vezes a qualidade única, a qual os outros não têm. Mas aqueles que se diferenciam dentre os demais são os que mostram melhores resultados.
Em indústrias e fábricas, de diversos seguimentos, há padrões de qualidade que regem o que é melhor, seja nos procedimentos de fabricação, no formato de peças, por exemplo. Mas isso se aplica a objetos e coisas que podem ser medidas, calibradas e ajustadas por ferramentas construídas por mãos de homens. O homem, como ser humano não pode entrar nesses padrões, por ser um ser, que não pode ser medido, nem calibrado ou ajustado por ferramentas. 
O homem só é modificado quando ele próprio toma a atitude de ser modificado. Ele é o objeto de conserto, o mecânico de si mesmo e possui as próprias ferramentas para se ajustar. O problema está quando o homem procura se ajustar a padrões estabelecidos pelos outros, ou seja, ele não é mecânico de si mesmo, mas somente objeto de conserto, ele se deixa ser consertado pelos outros. Outro problema, é que quando isso ocorre, o homem deixa de utilizar a maior ferramenta de medição já criada: a consciência. É a nossa consciência que estabelece onde erramos, onde acertamos, onde devemos ajustar, ou o quanto estamos bons em algo. Aquele que se deixa ser consertado pelos padrões alheios, ignora a si mesmo e ao que o criou. Deus criou cada um com uma essência, com qualidades diferentes, para que isso fosse utilizado durante a nossa vida. Quando vejo, grupos que estabelecem formas de se vestir, músicas a se escutar, jeitos de falar, influenciando para que os outros sigam as suas idéias vejo que todos precisamos nos ajustar ao que somos ou precisamos. 

O erro não está no grupo, mas naqueles que seguem a esses grupos. Pessoas seguem a idéias de outros, e se esquecem das próprias idéias. Seguir aos outros e se esquecer do que você é, é uma atitude ignorante e leviana. Cada um tem um jeito se vestir, um jeito de agir, uma forma de pensar, um tipo de opinião; e deixar se levar pela opinião alheia sem pelo menos analisar se esta é certa é ser como um barco que é levado por ondas. Cada um acredita naquilo que lhe é representado, por isso há tantas religiões e linhas de pensamento. Mas há uma única verdade, portanto devemos nos firmar no que acreditamos, até que se prove o contrário.


Os Japoneses nos dão bons exemplos no que é ser diferente em relação aos outros. Não são influenciados, mas influenciam em todo mundo. Mesmo com catástrofes ambientais como o presente, eles estão preparados para o que for que aconteça. Assim, devemos ser. Crer naquilo que nos é verdadeiro e prosseguir no que acreditamos. Ser diferente em nosso mundo nos faz vencer preconceitos, críticas e julgamentos inconscientes.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário