quarta-feira, 30 de maio de 2012

Curiosidades

Peter Carl Fabergé é homenageado por Doodle do Google


O Google está comemorando, nesta quarta-feira (30), o 166º aniversário de Peter Carl Fabergé com um belíssimo Doodle. Ele ficou conhecido pela confecção de seus famosos ovos de Páscoa, chamados de Ovos Fabergé.
Google comemora o 166º aniversário de Peter Carl Fabergé (Foto: Reprodução/Google)Google comemora o 166º aniversário de Peter Carl Fabergé (Foto: Reprodução/Google)
Nascido em 30 de maio de 1846 em São Petersburgo, na Rússia, Fabergé foi um dos maiores joalheiros russos. Criados para os czares, os Ovos Fabergé eram obras-primas do segmento da joalheira. Produzidos com a combinação de materiais como ouro, prata, cobre e platina, os ovos eram oferecidos na Páscoa aos membros da família imperial e, hoje, são disputados por colecionadores ao redor do mundo.
casa_faberge (Foto: Reprodução)Casa de Fabergé, em São Petersburgo
(Foto: Reprodução)
A profissão foi herdada do pai, o também joalheiro Gustav, que fundou a Casa de Fabergé em 1842. Foi na loja do pai que Peter Carl Fabergé aprendeu o ofício, sob os ensinamentos de Hiskias Pendin, homem de confiança da família. Com a morte de seu tutor, em 1882, ele assumiu oficialmente os negócios do pai. Trabalhando com o irmão Agathon, conquistou fama e recebeu encomendas dos homens mais ricos da Rússia. 
A Casa de Fabergé tornou-se a maior joalheria russa e, em seus tempos áureos, chegou a ter lojas também nas cidades de Moscou, Odessa, Kiev e até Londres, na Inglaterra. Entre os clientes mais importante estava o czar Alexander III, que anualmente encomendava um dos famosos Ovos Fabergé para presentear sua esposa, Maria Feodorovna.
Em 1916, a companhia foi tomada pelos bolcheviques, durante a Revolução Russa. A Casa de Fabergé foi nacionalizada, e o joalheiro viu-se obrigado a deixar o país. Fabergé morreu pouco tempo depois, em setembro de 1920, sem sequer ter voltado à sua cidade natal. Segundo a família, ele morreu de tristeza. 
medalha_faberge (Foto: Reprodução)Medalha Fabergé (Foto: Reprodução)
Após sua morte, Fabergé é frequentemente homenageado em todo o mundo. Na Rússia, ele deu nome a ruas, praças, é tema de exposições - uma em um dos maiores museus do mundo, o Hermitage -, inspirou a criação de uma medalha (a Ordem Fabergé) e tem um busto na famosa praça Karl Fabergé. O prédio onde sua loja funcionou durante muitos anos ainda está de pé e abriga uma sofisticada joalheria, próximo ao museu em São Petersburgo.




 
Via Google e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário