MINAS DE VOLTA AOS TRILHOS... O START FOI DADO!
Os
moradores das regiões metropolitana de Belo Horizonte e Central de
Minas Gerais devem voltar a usar os trens como transporte público. A
novidade se deve a um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI)
para reativação de linhas férreas no transporte de passageiros,
publicado pelo governo do Estado ontem, no "Diário Oficial Minas
Gerais". O intuito é fazer a obra por meio de uma Parceria
Público-Privada (PPP).
As
empresas têm prazo de até um mês, a partir da publicação da PMI, para
manifestar interesse no projeto e fazer um estudo da viabilidade e
custos. O edital para as obras está dividido em três lotes: o primeiro
corresponde à reativação da linha ferroviária entre Sete Lagoas e
Divinópolis, o segundo, entre a capital e Brumadinho, e o terceiro,
entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, com um ramal até Ouro
Preto. "As ferrovias do Estado têm vários trechos abandonados há anos,
que serão ótimas alternativas para a mobilidade urbana da cidade, já que
nós sabemos que é grande a demanda de passageiros das regiões
metropolitana e Central de Minas para a capital", disse o secretário de
Estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.
A
malha ferroviária pertence ao governo federal, que segundo Silveira, já
autorizou o uso dos trilhos para o transporte de passageiros de 21
cidades. A intenção do Estado é reaproveitar as linhas já existentes e
criar novas, onde for necessário. Nas linhas por onde passa transporte
de carga, o intuito é conciliar com o de passageiros. Segundo Silveira, o
número e os locais das estações ainda não estão definidos e vão
depender do estudo das empresas, que devem ficar prontos até 2013.
A
previsão é que a licitação para as obras seja aberta até 2014. O
investimento ainda não está definido, mas deve ficar na casa dos
bilhões. "Nós queremos que seja um transporte de qualidade, que traga
conforto aos usuários", disse Silveira.
A
intenção é que os trens se integrem a estações de metrô, como as do
Eldorado, Calafate, Gameleira, Carlos Prates, Horto e Barreiro. "Com
isso, fica mais fácil os usuários chegarem também à região central de
Belo Horizonte", acredita Silveira.
Especialista.
Para o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e
especialista em tráfego urbano Davi Magalhães, a alternativa pode
contribuir para solucionar os problemas no tráfego do Estado. "A região
metropolitana já está muito sobrecarregada, e o transporte sobre trilhos
pode ser mesmo uma ótima solução", disse Magalhães.
Demanda
Desconhecida.
O Estado ainda vai iniciar, nos próximos dias, um estudo da demanda de
passageiros das regiões metropolitana e Central de Minas para a capital.
O resultado vai ficar pronto dentro de quatro meses.
Jornalista de O Tempo (fez a matéria)
Joelmir Tavares
Raposos
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