RFFSA (1975-1996) RAPOSOS
Município de Raposos, MG
Linha do Centro - km 571,117 (1928) MG-0517
Inauguração: 13.02.1891
Uso atual: n/d com
trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
HISTORICO DA LINHA:
Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que apartir de
1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o
seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II
até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em
1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875.
A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará.
Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em
1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte
ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do
outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi
construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha
principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de
Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde
havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador.
Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do
Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde
tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia
mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na
baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra
Mansa havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros
e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia
para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
A ESTAÇÃO: A estação de
Raposos foi inaugurada em 1891. Em 1928 e até pelo menos os anos 1960,
daqui saía uma linha de
bondes elétricos, da St. John Del Rey Mining Co., com um percurso de 9,5
km que partia da plataforma da estação e a ligava à cidade de Nova Lima.
Uma tímida reforma, ainda em curso, tenta recompor hoje (2003) o edificio da
estação. A linha naquele trecho não tem movimento, estando os trilhos
abandonados. (Informação de Gutierrez L. Coelho)
Raposos News apóia e compartilha esta idéia! Segue trem de Minas, das
montanhas Gerais do Brasil!
#raposostanarede
Um marco, a historia e os fatos. Raposos News!
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