sábado, 9 de junho de 2012

Sustentabilidade na Organização da Rio+20

 

Gestão de Resíduos Sólidos


Ilustração - desenho de área urbana 

O Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Rio+20 está baseado na recente Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305/10). O Comitê Nacional de Organização (CNO) buscou instituir um modelo de gestão que consolide a hierarquia da não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final adequada de resíduos sólidos.

Um dos pilares da coleta seletiva da Rio+20 é a atuação de cooperativas de catadores, por meio de mecanismo participativo e que beneficie o maior número possível deles. Parte desse grupo estará também distribuído pelos espaços oficiais para atuar como educadores ambientais, orientar e sensibilizar os participantes sobre o sistema de coleta seletiva proposto, que estará dividido em quatro fluxos básicos: recicláveis, não recicláveis, orgânicos e pilhas e baterias. 

As destinações dos resíduos serão realizadas da seguinte maneira:

  •  Os resíduos recicláveis serão destinados às cooperativas de catadores;
  •  Os resíduos não recicláveis serão dispostos em aterro sanitário;
  •  Os resíduos compostáveis serão encaminhados para a produção de adubo;
  •  As pilhas e baterias serão destinadas para reciclagem de seus componentes.

A correta sinalização do sistema de gestão de resíduos adotado é um dos principais fatores para que a coleta seletiva ocorra de maneira adequada. A sinalização dos coletores estará em português, inglês e braile, sempre que possível.

 Fonte: Rio+20

#planetavivo2012

Raposos News apóia e compartilha esta idéia!
Atitudes que podem mudar o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário