domingo, 3 de junho de 2012

Tecnologia no Brasil


Cinco invenções que foram criadas no Brasil

 

Invenções que mudaram o relacionamento das pessoas com o mundo. Pouca gente sabe, mas muitas ideias interessantes surgiram no Brasil, sejam elas no segmento tecnológico, de saúde ou de serviços. O TechTudo lista a seguir algumas das invenções mais bacanas que tiveram origem em terras brasileiras.
1. Urna eletrônica
Figura 01 - A máquina de votarUrna eletrônica (Foto: Reprodução)
Desenvolvida pelo juiz eleitoral Carlos Prudêncio em parceria com seu irmão Roberto Prudêncio, proprietário de uma empresa de informática, o primeiro modelo eficientemente interessante foi testado em 1988 em Santa Catarina. Após alguns anos de aperfeiçoamento, a primeira eleição computadorizada aconteceu, também em Santa Catarina, na cidade de Xaxim em 1995. A partir dessas experiências, diversas implementações foram realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para que o sistema continuasse em desenvolvimento e pudesse ser implantando em todo o país.
Atualmente, o Brasil é o país responsável pela maior eleição informatizada do mundo e, consequentemente, a com apuração proporcional mais rápida. O modelo foi criado e desenvolvido de forma satisfatória, e gerou interesse de diversos outros países na tecnologia.
Bina/Identificador de chamadas
Figura 02 - O bina e seu inventorBina e seu inventor (Foto: Reprodução)
Esta é, talvez, uma das surpresas inventivas da nação. O inventor do sistema de identificação de chamada é um brasileiro de Belo Horizonte e atende pelo nome de Nélio Nicolai. Ele criou em 1982 o Bina, aparelho identificador de chamadas.
No entanto, Nélio foi desacreditado pelo governo na época. Mesmo tendo a patente do produto, ele atualmente trava uma batalha sem precedentes contra as operadoras de telefonia fixa e celular ao redor do mundo, pois nunca ganhou nada com a invenção. O inventor estima que o valor dos royalties mensais que deveriam entrar em sua conta gira em torno de US$ 4 bilhões.
Transmissão radiofônica
Figura 03 - Landell e sua criaçãoLandell e sua criação (Foto: Reprodução)
Muito é dito sobre as primeiras transmissões da voz humana por sinal de rádio, mas atualmente o padre gaúcho Roberto Landell de Moura tem conseguido certo reconhecimento como pai da tecnologia que revolucionou a comunicação ao redor do mundo.
Isso deve-se, principalmente, ao fato de Landell já ter patenteado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, dois equipamentos, antes do ano de 1900, devidamente testados, capazes de realizar a transmissão de sons por distâncias impensáveis à época. Um de seus testes mais famosos foi realizado em São Paulo no último ano do século XVIII, no qual ouviu-se a voz do padre a alguns quilômetros de distância. Os outros inventos do segmento desenvolvidos por outros cientistas fora do Brasil, testados em datas próximas, conseguiam apenas enviar sinais telegráficos a uma distância curta.
Porém, as descobertas de Landell não obtiveram apoio do governo brasileiro e nem mesmo da iniciativa privada, fazendo com que o padre abandonasse os experimentos algum tempo depois. Um detalhe interessante: Landell de Moura nessa época já antevia projetos ligados a transmissão de imagens e textos à distância e sem fios.
Consta ainda que o sacerdote tinha algumas ideias referentes ao desenvolvimento do controle remoto para rádio. Porém, os fatores citados anteriormente o forçaram a desistir da carreira cientifica e seu reconhecimento como pai do rádio ainda hoje não condiz com o sucesso de sua experiência.
Walkman
Figura 04 - A invenção e o inventorA invenção e o inventor (Foto: Reprodução)
Andreas Pavel é brasileiro por opção. Nasceu na Alemanha, em 1945, e mudou-se com sua família para o país tropical aos seis anos. Durante uma viagem pela Europa, em 1972, deu-se o estalo: criar um aparelho com o qual o filósofo, formado pela USP (Universidade de São Paulo), pudesse ouvir suas músicas em qualquer lugar. Durante a viagem, ele pesquisou como fazer, montou o equipamento e o patenteou na Itália, batizando-o de “Stereobelt”. Tentou vender a ideia para algumas das grandes fabricantes de produtos sonoros da época, mas não houve interesse.
Até que, em 1979, a Sony colocou no mercado o Walkman, um produto que bateu recordes de vendas ao redor do mundo. Pavel negociou os direitos sobre a invenção até 2004, quando assinou um acordo com a empresa japonesa – cujas cifras permanecem em sigilo. Pavel também é “dono” de uma patente nos Estados Unidos referente à execução de músicas no celular. Ou seja: um criador e decifrador de tendências eletrônicas musicais.
Avião e o relógio de pulso
Figura 05 - Santos Dumont e seu 14 BisSantos Dumont e o 14 Bis
Este é, provavelmente, o nome mais conhecido da lista. Alberto Santos Dumont foi um escritor e inventor que teve como uma de suas principais conquistas a invenção do avião. No entanto, muito discute-se a respeito de quem inventou esse equipamento. Dumont levantou voo usando somente o motor de seu 14 Bis, mas os irmãos Wright, três anos antes, já haviam conseguido fazer com que seu avião voasse com a ajuda de uma catapulta. Uma discussão mais de orgulho patriótico do que racional.
Outra importante invenção do brasileiro é o relógio de pulso que, de acordo com historiadores, deveu-se a necessidade de ver as horas sem que as mãos precisassem sair do manche. Com certeza, um brasileiro especial.
Fonte: TechTudo/Artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário